Experiências na fé · Faith · Lifestyle

Adaptação às mudanças

6 on 6 - Bye, Summer!

Pensando em quanto minha vida mudou nesses últimos meses, resolvi escrever sobre a importância da adaptação.

Mudanças nem sempre são boas, mas são necessárias.

É terrível passar muito tempo sem algo novo, algo que te tire da rotina, que seja diferente, que te faça ter uma novidade para contar, que te faça ter uma experiência nova. A mudança pode ser no trabalho, na família, em algum hábito, mas uma coisa é certa: aproveitar o que ela lhe trará depende da forma como você a encara.

Por exemplo, há uns três anos eu tranquei a faculdade de Química depois de ter reprovado a terceira vez em Cálculo – cansei dessa vida. Ao invés de me fazer de vítima, achar que o universo estava contra mim, decidi aproveitar o momento. Foi bom ficar uns dias em casa, começar a procurar emprego e o melhor foi ter que mudar a minha forma de ver as coisas. Afinal, eu achava que seria professora eternamente e que passaria num concurso para a Polícia Federal, além de achar que eu era alguma coisa por estudar numa instituição pública (quanta ingenuidade!).

Tive bastante tempo para repensar isso e apesar de gostar muito da Química e sentir falta daquela correria, do ambiente e dos colegas, trancar o curso foi uma excelente escolha! Não foi fácil tomar essa decisão, meu orgulho estava bem ferido no momento, mas era necessário agir dessa maneira.

É claro que outras tantas mudanças me ocorreram nesse período, mas não cabe comentá-las aqui (pelo menos não agora), porém em todas eu tive que me adaptar e mudar alguma coisa. E desde então, diversas vezes fui confrontada para mudar e eu fui me sujeitando aos ensinamentos que cada mudança me trouxe.

Já mudei de emprego, mudei a visão que tinha do futuro, mudei meu jeito de olhar para mim mesma, comecei a namorar, mudei de grupo na Igreja, entrei para o Godllywood, comecei uma nova faculdade, mudei a maneira como me relacionava com Deus, mudei hábitos que não me acrescentavam…

E a tudo isso eu sobrevivi e estou melhor 🙂

Essa é a importância da adaptação. Ela te faz mais tolerante às situações, mais resistente aos problemas e traz mais experiências. Nem sempre é fácil se adaptar, mas quanto mais rápido ela acontecer, menos transtornos existirão.

Da próxima vez em que precisar sair da sua zona de conforto e mudar algo, procure ver a mudança com bons olhos, veja os benefícios que virão e encontre a melhor forma de se adaptar ao que vier.

Pessoas que se adaptam com facilidade são mais fáceis de conviver, mais positivas e com maiores chances de serem bem-sucedidas – afinal, o que é o sucesso senão a vitória sobre vários problemas que nos obrigaram a mudar e encontrar outras soluções?

Deixe um comentário

