Biblioteca · Desafio de livros · Resenha

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

dsc_0609

“- Se alguém ama uma flor que só existe em uma estrela entre milhões e milhões de estrelas, isso basta para que ele fique feliz quando olha para o céu. Ele diz para si mesmo: ‘A minha estrela está lá, em algum lugar…’ Mas se a ovelha comer a flor, para ele é como se, bruscamente, todas as estrelas se apagassem! E isso, então, não é importante?”

Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês. Serviu durante a Segunda Guerra Mundial e faleceu durante uma missão de reconhecimento. Escreveu diversas obras e artigos discorrendo sobre a guerra e a aviação. Os destroços de seu avião foram localizados em 2004, mas seu corpo nunca foi encontrado.

Autora: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Vozes de Bolso
Ano: 2015 (da tradução)/ 1946 (original)
Páginas: 93

O ENREDO

A história é sobre um adulto que precisa fazer um pouso de emergência num deserto na África. Embora seja “grande” ele tem a visão pura de uma criança, não perdeu sua criatividade e sensibilidade (percebe-se isso quando ele conta sobre seus desenhos).

Enquanto consertava o avião, um garotinho o encontra e faz perguntas e pedidos bem esquisitos. Ele descobre então que o menino é, na verdade, um pequeno príncipe, e seu reino é uma estrela a milhões de quilômetros da Terra.

Aos poucos começamos a conhecer mais sobre a história e vida do menino ele conta os mais diversos tipos de acontecimentos e estórias possíveis.

Mas o Pequeno Príncipe sente falta de sua flor, deixada em seu reino e, quer vê-la, mas deixa lições importantes para se valorizar mais a vida.

MINHA OPINIÃO

Eu sempre tinha ouvido falar deste livro e há tempos queria ler. Consegui compra-lo ano passado e agora, em poucos dias, consegui lê-lo finalmente.

Eu amei a história. A pureza do Pequeno Príncipe é linda e o cuidado que ele tem com sua rosa é muito bonito de se ver (embora ela seja um pouco orgulhosa – não era pra rimar, mas ok). Anotei vários trechos que gostei ao longo do livro, mas não gostei do final.

Quero dizer, não gosto de finais que contrariam o que eu esperava, então fiquei meio ”decepcionada” com o que li, porém toda a história é bem fantasiosa, muito bom para usar a criatividade e dá pra discorrer longamente sobre filosofia também.

As ilustrações dão toda a graça ao livro, deixando ele ainda mais divertido e fácil de entender.

dsc_0610

Mais do que um livro infantil, é uma obra que todo mundo deveria ler 🙂

CITAÇÕES INTERESSANTES

“O essencial é invisível aos olhos” (p. 72)

“Você se torna eternamente responsável pelo que você cativa. Você é responsável pela sua rosa…” (p.73)

“É como a flor. Se você ama uma flor que está em uma estrela, é doce, à noite, olhar para o céu. Todas as estrelas são floridas.” (p. 85)

Anúncios

2 comentários em “O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

  1. Muito bom!! Este livro é um dos que mais ouvi falar e seu post o deixou muito mais interessante de ler. Livros ilustrados são meus preferidos e gostei demais das citações!! Parabéns!! 😉

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s