Biblioteca · Resenha

A Seleção – Kiera Cass

2d081-a2bsele25c325a725c325a3o2b-2bkiera2bcass

“Não queria ser da realeza. 

Não queria ser Um.

Não queria nem tentar.

Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar algumas coisas nela desejaria ter apenas um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto.Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa.Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma…”


Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Páginas: 357

O ENREDO

A Seleção é o primeiro livro de uma série com cinco volumes sobre o reino de Illea, que seria o território dos Estados Unidos após a Quarta Guerra Mundial. Neste reino é tradição que o príncipe ao completar 19 anos escolha sua futura esposa através de uma Seleção, na qual 35 garotas do reino são apresentadas ao príncipe e passam por diversas situações a fim de serem testadas para ver se estão ou não aptas a serem princesas.

Illea é composta de diversas províncias e tem um sistema de castas, onde cada casta é responsável por uma determinada tarefa na sociedade e não é recomendável que haja “mistura” entre essas castas.

Assim, na escolha das jovens para a Seleção do príncipe Maxon há muitas jovens Dois, Três, algumas Quatro e quase nenhuma Cinco, exceto por America Singer, a narradora da história.

America se inscreve na Seleção obrigada e não se vê capaz de ser princesa – na verdade ela nem quer ser, porque ainda está apaixonada por seu ex-namorado, Aspen, que deixa na província da Carolina.

A concorrência para ser a escolha de Maxon é grande e cada vez mais America decide não lutar, mas apenas aproveitar ao máximo seu tempo no palácio. Até que Maxon começa a se aproximar mais e a distância de Aspen começa a diluir seus sentimentos por ele.

Maxon faz vários cortes de jovens e no fim do primeiro livro restam apenas 6 garotas, aquelas que formaram a Elite da Seleção.

MINHA OPINIÃO
Eu A-M-E-I o livro. Geralmente não gosto de livros “modinhas” e estava decidida a não ler esse também, ate´que achei grátis na internet um dos contos da Seleção, o Príncipe (que falarei em outro post), e fiquei MUITO curiosa para ler a história.
Decidi fazer uma pequena loucura e comprei os quatro livros até então disponíveis de uma vez só. Li a Seleção em pouco mais de 24 horas, porque tinha algumas coisas para fazer.

Quero dizer, Kiera Cass tem um jeito envolvente de escrever a história e faz você querer ler tudo logo para saber o que vai acontecer.
Desde o começo torci por América e sempre amei Maxon, mas Aspen nunca me desceu. Por que? Não sei. Apenas não gosto dele e de Celeste, outra das competidoras.
Uma das coisas interessantes na série é na construção das personagens. Todas aparecem bem definidas para o leitor, com seus medos, anseios, desejos etc. Especialmente, nossa protagonista America. Isso é tão evidente que boa parte das pessoas que converso que leram a Seleção querem bater na ruiva porque às vezes é meio orgulhosa e teimosa.Enfim.

Fiquei muito satisfeita com o livro, porque há tempos não achava uma obra assim, que me envolvesse tanto. O romance de America e Maxon começa tímido e despretensioso (porque America está indecisa), e mesmo assim é lindo ver como ela é corajosa, justa e sabe tratar as demais pessoas, como suas criadas.Assim como é lindo ver Maxon sempre se esforçando por agradá-la e não deixar transparecer toda a pressão que ele sente do pai.

O bacana do livro é que além do romance, tem uma trama política e um pouquinho de ação, principalmente nas “provas” que as meninas passam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s